Em véspera de reintegração de posse, incêndio atinge favela na zona leste de SP

Reprodução/Twitter

Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite deste sábado (23), uma comunidade próxima ao viaduto Bresser, no bairro da Mooca, na zona leste da capital paulista. Por enquanto, não há registro de vítimas do fogo. A mesma favela seria alvo de uma reintegração de posse na manhã desta domingo (24). 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 17 viaturas foram enviadas ao local para atender a ocorrência. A chamada Favela do Cimento fica no entorno do viaduto e o incêndio pode ser visto por quem trafega pelo bairro. Alguns internautas registraram as chamas e a fumaça, por meio de vídeo e fotografias publicadas nas redes sociais.  

Ao todo, 60 bombeiros foram enviados para atender a ocorrência, que acontece na mesma região em que, neste domingo, estava programada uma reintegração de posse. Segundo a prefeitura de São Paulo, 215 pessoas ocupam a área. Entre elas, estão, ainda de acordo com dados da administração municipal, 66 crianças.

A prefeitura informou que, entre os dias 18 a 22 de março, foram realizadas audiências de conciliação com os moradores na 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital, com a finalidade de alcançar a "desocupação voluntária e encaminhamentos à rede socioassistencial". No entanto, em nenhuma dessas audiências, resultou em acordo. 

Mesmo sem consenso, nesta sexta-feira (22) e neste sábado (23), a Justiça havia estabelecido uma desocupação voluntária da favela, com o apoio operacional da prefeitura. Quanto às causas do incêndio deste domingo à noite, os bombeiros não sabem ao certo como foi que o fogo teve início. O caso deve ser apurado pelas autoridades.

Fonte: Portal IG