Governo do Rio de Janeiro vai colocar PMs armados dentro de escolas públicas

Reprodução/Wikipedia

O governo do Rio de Janeiro quer colocar policiais militares armados dentro das escolas municipais e estaduais. Inicialmente, 40 escolas vão receber a nova medida, paga com recursos da Secretaria de Educação. 

A iniciativa será bancada por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), vindo da Secretaria de Educação do governo do Rio. Os PMS deverão manifestar interesse voluntariamente e poderão receber uma gratificação para trabalhar nas escolas nos períodos em que estariam de folga.

A ideia é que a medida tenha início em julho. De acordo com o secretário de educação, Pedro Fernandes, o pedido para que haja patrulhamento nos colégios foi feito por diretores. A lista das escolas ainda não foi divulgada.

"Essa foi uma das demandas que recebi durante minhas visitas a colégios. Vamos juntar esses diretores e, trabalhando em conjunto com a PM, avaliar e definir onde é possível realizar a alocação dos policiais. Inicialmente, estamos trabalhando com um número de 40 escolas", afirmou, em entrevista ao jornal O Globo. 

Fernandes ainda disse que não há previsão sobre quantos agentes ficarão responsáveis pelo policiamento. "Não sabemos o efetivo exato e nem o montante que será investido. Isso depende de uma série de variáveis, como carga horária e até do número de participantes que vão aderir ao programa", informou. 

De acordo com o secretário da Polícia Militar, Rogério Figueredo, o objetivo do governo é unir mais os policiais aos estudantes. "Aproximar o policial militar dos estudantes é um fator de grande relevância, já que as facções criminosas procuram cooptar jovens, especialmente nas áreas periféricas. É importante que uma criança ou um adolescente tenha como referência a figura do policial e não a de um criminoso", disse. 

A iniciativa de colocar policias militares dentro das escolas já chegou a ser implantada pelo governo do Rio em 2012, mas acabou suspensa por falta de recursos. 

Fonte: Portal IG