Sem intrusos! WhatsApp deve ganhar autenticação digital e facial neste ano

Pixabay

O WhatsApp está estudando novas ferramentas para melhorar a segurança e privacidade das conversas particulares de seus usuários. De acordo com o site WABeataInfo, o aplicativo de mensagens deve liberar, ainda neste ano, a autenticação digital e facial.

Assim como acontece em aplicativos de instituições financeiras, em que o usuário é levado a confirmar que realmente é ele quem está usando a plataforma, o WhatsApp deve disponibilizar o mesmo tipo de recurso de proteção ainda em 2019. Dessa forma, há mais garantia de que apenas o dono do aparelho lerá as mensagens.

Para os usuários do sistema IOS, dos aparelhos telefônicos da Apple, tanto o Face ID ( reconhecimento facial) quanto o Touch ID ( reconhecimento digital) devem ser opções. Dessa forma, ao clicar no aplicativo de mensagens, ele só será aberto depois que identificar a digital ou rosto cadastrado.

Já para os donos de smartphones com sistema operacional Android, apenas a autenticação digital estará disponível. Para fazê-la funcionar, o usuário vai poder escolher cadastrar uma nova digital ou utilizar as já cadastradas no celular.

O objetivo é que mesmo que alguém encontre um aparelho desbloqueado, não consiga acessar o WhatsApp. Atualmente, o aplicativo conta com a função de proteção por meio de senha, quando um código PIN é solicitado para liberar o acesso à plataforma.

Apesar de as atualizações de proteção ainda não terem data para serem lançadas, o aplicativo já liberou novidades neste ano. Na moda das figurinhas, a nova atualização, número 2.19.10, permite que os usuários adicionem as famosas figurinhas às suas fotos. 

Antes da atualização, os internautas já conseguiam colocar emojis nas suas imagens, além de informações como horário e localização.  Agora, como diz a informação do aplicativo de mensagens, também é possível, "ao editar uma foto ou vídeo, tocar no ícone de emoji para adicionar figurinhas. Aprenda a inserir figurinhas nas fotos do WhatsApp aqui.

Fonte: Portal IG