Veja o que fazer em Ilha Grande e quais locais você não pode deixar de visitar

shutterstock

A cidade de Paraty e a Ilha Grande, distrito de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, se tornaram os mais  novos Patrimônios Mundiais da UNESCO no Brasil no dia 5 de julho de 2019. E se você gosta de visitar lugares de importância universal, descobrir o que fazer em Ilha Grande pode ser uma boa ideia.

Com muita história e natureza - representadas por seu centro histórico, seus parques e suas reservas biológicas - não é à toa que Ilha Grande entrou para o rol da UNESCO como um patrimônio misto, de cultura e história.

Seja fazendo trilhas ou camping ilha adentro, relaxando na praia, mergulhando no litoral ou aproveitando as atrações da Vila do Abraão, não faltam opções de lazer para quem procura o que fazer em Ilha Grande. Confira no infográfico: 

E para conhecer um pouco mais sobre esse destino paradisíaco você pode ver quais os principais pontos turísticos dele no mapa acima - basta clicar em "Descubra Ilha Grande" para começar.

Chegar no mais novo Patrimônio Mundial da UNESCO no Brasil não é difícil. Tanto em Angra dos Reis como em Mangaratiba, você pode pegar uma barca para a Ilha Grande sem ter de desembolsar uma fortuna. Não é à toa que ela também pode entrar para a sua lista de passeios de bate e volta saindo da cidade do Rio de Janeiro.

Mas e quando você chegar lá? Como poderá conhecer melhor a ilha? Para sua sorte, existem diversas opções para desbravar o local por terra e por mar.

A primeira delas é contratar algum dos passeios de barco ou escuna que costumam sair da Vila do Abraão. Você pode optar por dar a volta completa na ilha ou então por ver apenas uma parte dela. Também é possível contratar barcos que vão para destinos individuais, caso você já tenha um destino em mente quando visitar o distrito de Angra dos Reis.

A vantagem dessa alternativa é poder contemplar o litoral a uma certa distância em meio às águas do litoral de Ilha Grande, com direito a algumas em certas praias mais famosas ou pitorescas.

Se preferir, por outro lado, explorar o interior da ilha, é só aproveitar as diversas trilhas que conectam os principais pontos turísticos de lá. Algumas praias de Ilha Grande, inclusive, só podem ser acessadas por meio de trilhas, como é o caso da Praia de Dois Rios ou a Praia do Caxadaço.

As trilhas também te levam a pontos importantes na região de Mata Atlântica desse destino turístico, como o Pico do Papagaio ou a Cachoeira da Feiticeira.

Por fim, outra coisa que é muito comum no local é a prática de camping. A Vila do Abraão é um dos principais pontos para quem gosta disso, junto à Praia do Aventureiro. Em alguns locais, no entanto, esta prática é proibida, à exemplo da Praia de Lopes Mendes.

Um dos pontos fortes de Ilha Grande é, sem dúvidas, a variedade de praias que ela oferece aos turistas. De 11 localidades com mais de 500 avaliações no site de viagens TripAdvisor, 10 delas têm ao menos 4 de 5 pontos.

Os destaques, neste caso, vão para a Praia do Aventureiro, para a Praia de Lopes Mendes e para a Lagoa Azul, todas no top 10 de atividades em Ilha Grande, de acordo com o site. Outra praia importante para o turismo local é a de Araçatiba, na enseada de mesmo nome.

Cada qual com suas características, as praias de Ilha Grande são ótimos refúgios para quem quer descansar ao sol dar uma caminhada na areia para desestressar.

E se você se sente mais à vontade na água do que em terra firme, não se preocupe: você também encontrará o que fazer em Ilha Grande. De mergulho a snorkeling, é possível explorar as águas que cercam o distrito de Angra dos Reis.

O melhor ponto para o snorkeling é a Lagoa Azul, mas a atividade também é forte em outras regiões como a Lagoa Verde ou a Enseada do Bananal. Por outro lado, para quem gosta de um mergulho mais profundo, existem diversas agências especializadas na atividade que podem te auxiliar nessa missão.

Ainda nas praias de Ilha Grande, os turistas também podem embarcar em passeios de barco ou se aventurar com esportes aquáticos que vão de surfe a passeio de caiaque e wakeboard.

Uma das praias preferidas para o surfe na região é a Praia do Aventureiro, enquanto os passeios a barco percorrem diversos pontos da ilha - e se você preferir pode, inclusive, alugar sua própria embarcação.

Praia, sol e mar podem ser ótimas ideias para as férias, mas não é só o Patrimônio Mundial da UNESCO em Angra dos Reis tem a oferecer. Ilha Grande também está repleta de trilhas e oportunidades de turismo em meio à natureza.

Um dos locais que oferece esse tipo de passeio é o Parque Estadual Marinho do Aventureiro, na Praia do Aventureiro. Uma de suas principais trilhas é a do Mirante do Sundara, que proporciona uma vista panorâmica da região da Praia do Aventureiro.

Outro parque que ajuda a conectar os turistas com a natureza é o Parque Estadual da Ilha Grande, que cobre uma área equivalente a 62,5% da ilha, englobando pontos como a Vila do Abraão, a Praia de Araçatiba, a Praia do Aventureiro, a Praia de Lopes Mendes e a Freguesia do Santana. 

Seu ecossistema é composto por vegetações como a Mata Atlântica, a restinga e o mangue, totalizando mais de duas mil espécies de plantas e tornando-o um ponto turístico indispensável para explorar a natureza do litoral fluminense.

Por fim, quem procura o que fazer em Ilha Grande pode se encantar com a Vila do Abraão, principal povoado da ilha. Das ruínas de um hospital de quarentena do início do século XX à Igreja de São Sebastião e o Aqueduto da Ilha Grande, essa vila está repleta de histórias para contar - então reserve já sua viagem e conheça um pouco mais desse paraíso reconhecido pela UNESCO.

Fonte: Portal IG