Mini-abóbora recheada com Catupiry, shimeji e farofa de amêndoas

INGREDIENTES

Para as mini-abóboras

2 mini-abóboras
Óleo de soja quanto baste
4 dentes de alho
250 g de shimeji branco
20 ml de vinho tinto seco
100 g de purê de abóbora
10 ml de shoyu
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Molho de pimenta a gosto a gosto
250 g de Catupiry
50 g de farofa de amêndoas (torrada e passada num ralador fino), pode ser encontrada pronta nos supermercados

Para os acompanhamentos

Azeite de oliva quanto baste
¼ de cebola média
1 lata de grão-de-bico em conserva
½ maço de rúcula
½ bandeja de broto de alfafa cru

MODO DE PREPARO

Para as mini-abóboras

Embrulhe as abóboras em papel alumínio e leve-as ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Em uma panela, coloque um fio de óleo de soja para aquecer e refogue o alho picado até dourar. Acrescente o cogumelo, o vinho, o purê de abóbora, o shoyu, sal, pimenta-do-reino e o molho de pimenta. Permaneça mexendo por dez minutos, acrescente o Catupiry até atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e reserve. Retire a abóbora do forno e espere esfriar. Com uma faca pequena retire a tampa e com uma colher retire todas as sementes cuidadosamente. Preencha a abóbora com o recheio, salpique com farofa de amêndoas e leve ao forno por mais 10 minutos.

Para os acompanhamentos

Enquanto você aquece a abóbora recheada, leve uma frigideira ao fogo com o azeite de oliva. Acrescente a cebola picada e fique mexendo até elas atingirem um tom marrom bem dourado. Drene o grão-de-bico em conserva e junte com a cebola e a rúcula na frigideira até aquecê-los por no máximo 5 minutos.

Finalização

Retire a mini-abóbora do forno e leve ao prato sobre um berço de brotos de alfafa. Ao lado coloque o refogado de grão-de-bico e sirva com um fio de azeite e extravirgem.



Autor: Augusto Pinto