Coxinha de frango

INGREDIENTES

Para a massa

1kg de farinha de trigo
250ml de leite
3 colheres (sopa) de margarina
850ml de caldo do cozimento do frango

Para o recheio

800g de peito de frango com osso
650ml de água
3 folhas de louro
1 colher (sopa) de caldo de frango em pó
1 cebola
1 tomate
1 colher (sopa) de alho
10g de salsa
1 colher (sopa) de azeite
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Para a massa

Em uma panela, coloque o leite e o caldo do cozimento do frango. Ao levantar fervura, coloque metade da farinha de trigo e acrescente aos poucos o restante da farinha. Mexa até a massa soltar do fundo da panela e cozinhe por 10 minutos. Retire a massa da panela, coloque na bancada e, ainda quente, amasse bem com o rolo de macarrão.

Para o recheio

Na panela de pressão, em fogo baixo, coloque o frango, a água, o caldo de frango, o louro e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Escorra o frango e reserve o caldo. Retire pele e ossos e bata o frango no cutelo. Em uma panela, coloque o azeite a pasta de alho, a cebola batida e refogue até dourar. Com uma faca, bata os tomates e junte ao refogado. Acrescente o frango, ajuste o sal, junte a salsa batida e retire do fogo.

Para a montagem

Abra a massa na palma da mão. Coloque, com o verso de uma colher de sobremesa, o requeijão no centro da massa. Em seguida, acrescente o recheie de frango. Feche a massa, com cuidado para não estourar, e modelar no formato de uma coxinha. Em uma bacia, coloque os ovos e bata. Em um tabuleiro, coloque a farinha de rosca. Passe as coxinhas no ovo e depois na farinha de rosca. Em óleo quente, frite as coxinhas.



Autor: do Botequim Informal, no Rio de Janeiro (RJ)