Carne de panela com legumes

INGREDIENTES

1 quilo de músculo cortado em cubos pequenos
04 dentes de alho picados
04 tomates picados
02 litros de caldo de legumes ou carne para o cozimento
1 cebola picada
1 colher (sopa) de colorau
200 g de abóbora tipo pescoço cortado em pedaços médios
4 espigas de milho cortados em pedaços pequenos
4 bananas da terra cortadas em pedaços pequenos
6 quiabos
6 maxixes
3 cenouras cortados em pedaços pequenos
Azeite de oliva
3 talos de salsão cortados
1 maço de salsinha e cebolinha picados
Sal e pimentas a gosto

Para o pirão

1 litro de caldo de legumes retirado do cozimento
1 xícara (chá) de farinha de mandioca bem fininha

MODO DE PREPARO

Cozinhe as bananas separadamente e reserve. Retire as pontas dos quiabos, cozinhe-os inteiros por três minutos, escorra e coloque em água para esfriar. Faça o mesmo processo dos quiabos com os maxixes, e reserve do mesmo modo.

Num refratário, deixe o músculo marinando em geladeira por 08 horas, temperado com sal, pimenta, um pouco o oléo, colorau, salsão,cebola, alho, e tomate.

Uma vez marinados, adicione o azeite em uma panela de pressão e doure, aos poucos, os pedaços de músculo com todos os ingredinetes do marinado. Em seguida, acrescente o milho e a cenoura em pedaços, o caldo de legumes e tampe a panela de pressão. Cozinhe por 40 minutos. Veja se está macia a carne e reserve. Caso o milho ainda não esteja cozido, feche a panela de pressão novamente e cozinhe-o por cerca de 15 minutos.

Os outros legumes que foram cozidos separadamente são mais delicados e devem ser misturados à carne e e ao milho somente antes de servir.

Para o pirão

Em uma panela grande, adicione o caldo (retirado do cozimento dos legumes) e a carne. Ferva bem. Acrescente, aos poucos, a farinha de mandioca, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe até começar a soltar das bordas da panela. Sirva imediatamente.



Autor: Carlos Ribeiro, do na Cozinha, e Janaina Rueda, do Bar da dona Onça