Peru assado com cebola-pérola e ervas

INGREDIENTES

1 peru de 4,2 kg
1 cebola grande, cortada ao meio
1 maço de tomilho
2 galhos de alecrim
100 g de manteiga derretida
Sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto
2 xícaras (chá) de caldo de galinha ou de legumes
12 cebolas-pérolas
4 colheres (sopa) de azeite
Folhas de alecrim para decorar

MODO DE PREPARO

Lave o peru e retire os miúdos e o pescoço. Coloque o peru em uma assadeira e tempere com sal e pimenta por dentro e por fora. Na cavidade, adicione a cebola, o tomilho e o alecrim. Amarre as pernas do peru com um barbante e pincele toda a ave com a manteiga derretida e adicione 1 xícara de caldo na assadeira. Tempere a superfície da ave com mais sal e pimenta.

Leve para assar em forno quente (200°C), preaquecido, por 1 hora e 30 minutos, coberto com papel-alumínio. Retire o papel e diminua o forno para 180°C (moderado). Continue assando por mais 1 hora e 30 minutos a 2 horas ou até que esteja cozido e dourado por igual. Teste, enfiando uma faca entre o peito e a coxa, deverá saia um líquido claro e transparente. A medida que o peru assa, vá colocando um pouco de caldo na assadeira para formar um molho. Nos últimos 40 minutos, coloque as cebolas em volta do peru na assadeira e junte o azeite. Asse, regando a cebola e o peru com o caldo que vai se formando. Caso alguma parte da carne doure demais, cubra com um pedaço de papel-alumínio.

Desamarre o peru e retire os temperos da cavidade. Corte o peru começando pela coxa, com a ajuda de um garfo grande e uma faca afiada. Corte perto das articulações para separar a coxa do peito. Depois, faça um corte na horizontal, na parte inferior, entre o peito e asa para começar a fatiá-lo. Fatie o peito de cima para baixo, tirando fatias diagonais e separe a asa cortando perto da articulação.

Repita a operação do outro lado da ave. Arrume as fatias e os pedaços em volta de um prato grande e decore com as cebolinhas e com galhos de alecrim. Regue com o caldo e sirva.



Autor: Fabiana Badra