Pizza caprese

INGREDIENTES

Para a massa

15 g de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de açúcar
10 ml de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de sal
300 ml de água mineral em temperatura ambiente
700 g de farinha

Para o molho

1,5 kg de tomate maduro
1 dente de alho bem picado
1 pitada de orégano
Sal a gosto

Para a cobertura caprese

1 porção de massa para pizza
100 g de molho de tomate
150 g de mussarela especial em fatias
8 fatias de tomate caqui
8 folhas de manjericão gigante
8 fatias grossas de mussarela de búfala no soro
80 ml de pesto de azeitonas pretas

Para o pesto

50 g de azeitonas pretas sem caroço
50 ml de azeite extravirgem
1/4 dente de alho

MODO DE PREPARO

Para a massa

Disponha numa vasilha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter. Junte o azeite e o sal. Misture com uma das mãos e junte a água. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com uma das mãos. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar perto de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Então basta trabalhar mais uns cinco minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais duas horas. Obs.: É importante que seja mineral, a água da rede pública possui muitas substâncias químicas, como o cloro, que podem influir negativamente. Além disso, a água não deve ser fria demais, o que dificulta a ação do fermento.

Para o molho

Corte os tomates em metades e retire as sementes com os dedos. Passe por um moedor manual de carne e deposite numa vasilha. Se não tiver moedor, despedace os tomates com as mãos. Nunca use o liquidificador. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano.

Para o pesto

Coloque metade das azeitonas, o azeite e o alho no liquidificador. Bata e acrescente aos poucos o restante dos ingredientes.

Para a pizza

Abra a massa, deixando o centro mais fino e as bordas mais altas. Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Disponha a mussarela especial. Leve ao forno. Retire a pizza assada e coloque por cima as fatias de tomate-caqui. Sobre cada tomate, coloque uma folha de manjericão com uma fatia de mussarela de búfala por cima. Para terminar, distribua o pesto de azeitona sobre as fatias de mussarela. Asse em forno preaquecido até derreter a mussarela.