Ravioli com queijo de cabra e limão siciliano, tomate fresco, manteiga, sálvia e amêndoas

INGREDIENTES

Para o recheio

400 g de queijo de cabra fresco
100 g de queijo grana padano ralado
1 limão siciliano
Meia colher (café) de sal
1/2 colher (café) de açúcar
Pimenta a gosto

Para a massa

400g de sêmola de trigo
200ml de água morna
30 ml de azeite

Para o molho

60g de manteiga extra
Folhas de sálvia
50g de amêndoas torradas
120g de tomate cortados em cubos sem pele e sem semente

MODO DE PREPARO

Para o recheio

Em uma peneira, passe o queijo de cabra, junte o queijo ralado e a raspa de limão siciliano tempere a mistura com o sal e o açúcar, a pimenta-do-reino e misture com as mãos até ficar consistente. Reserve.

Para a massa

Em um recipiente, coloque a água morna e o azeite, junte a sêmola e misture bem com as mãos, até que a massa se solte da vasilha. Retire e trabalhe a massa no cilindro ou rolo até dar consistência. Em seguida, abra-a e até que fique bem fina, e divida-a em duas partes. Disponha o recheio em uma das metades, em forma de bolinhas, e cubra com a outra parte da massa. Feche bem, pressionando cuidadosamente com os dedos, e corte no formato que desejar, com ajuda de um cortador. Reserve.

Para o molho

Em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe aquecer, junte as folhas de sálvia, tempere com o sal e, em outra panela, leve o ravióli para cozinhar em água fervente com sal, até que fique ao dente. Retire e escorra bem. Para servir, disponha os raviólis no centro do prato, adicione a manteiga bem quente junto com a sálvia crocante sobre a massa. Na mesma panela da manteiga, aqueça o tomate, e acrescente sobre os raviólis. Decore o prato com amêndoas torradas.



Autor: ​chef Jurandir Meirelles, do Zucco (SP)