Molho sugo com bracciola

INGREDIENTES

Para o molho sugo

400 g de tomates maduros
3 dentes de alho
4 colheres (sobremesa) de sal
3 colheres (sopa) de azeite
1 cenoura
1 colher (sobremesa) de orégano
5 folhas de manjericão fresco
2 folhas de louro seco
2 talos de salsão (incluir as folhas)
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 copo de vinho tinto
1 cebola
Sal a gosto

Para a bracciola

½ kg de coxão duro cortado em bifes
½ kg de cenouras
100 g de azeitonas pretas sem caroço
200 g de bacon
50 g de queijo parmesão ralado
1 litro de sugo (ver receita de molho ao sugo)
Salsinha a gosto

MODO DE PREPARO

Para o molho sugo

Pique a cenoura e a cebola, refogue com o azeite, adicione os tomates, cortados em quartos, com as peles, mais o orégano, o louro, o salsão, o sal, o alho, o manjericão, o açúcar e o vinho. Deixe cozinhar por cerca de 2h30, em fogo brando, mexendo sempre, para não grudar e queimar o fundo. Em seguida, passe tudo por uma peneira, a fim de remover as peles e as sementes. Leve novamente ao fogo baixíssimo por mais 2 horas, aproximadamente, para apurar o molho. Corrija o sal.

Para a bracciola

Corte as cenouras e o bacon em tiras. Misture o queijo parmesão, as azeitonas e a salsinha. Abra bem os bifes e coloque em cada um uma tira de bacon, uma de cenoura e 1 colher (de sobremesa) da mistura de queijo, azeitona e salsinha. Enrole e prenda com dois palitos. Frite em fogo brando. Adicione o molho e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos, em fogo brando.

Dica: não é necessário preparar o molho previamente. Você pode cozinhar as braciolas dentro do sugo por cerca de 10 minutos, quando este estiver sendo preparado. Vai bem com nhoque.



Autor: Allan Vila Espejo