Pan de Muerto

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de farinha
1 colher (sopa) de fermento
½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de banha
2/3 xícara (chá) de açúcar refinado
2 ovos
7 gemas
5 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira
1 pitada de raspas de laranja
5 colheres (sopa) de água de anis (faça um chá com semente de anis)
1 ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas de sua preferência
1 ovo para passar por cima
¼ colher (chá) de sal
Açúcar para polvilhar

MODO DE PREPARO

Dissolva o fermento em 8 colheres de água morna. Acrescente um pouco da farinha até formar uma pasta que dê para fazer uma bola. Em seguida, deixe num lugar morno até que dobre o volume.

Peneire o resto da farinha com sal, açúcar e misturar com ovos, gemas, água de laranjeira, água de anis, raspas de laranja e manteiga, amassando tudo muito bem até obter uma pasta suave. Acrescente o fermento já pronto e continue amassando. Unte a massa com um pouco de banha e coloque numa bandeja. Cobrir com um pano umedecido e deixe até dobrar o volume.

Amasse de novo. Reserve um quarto da pasta e com o resto faça uma bola e reserve mais uma vez numa bandeja engordurada. Com a outra massa faça lágrimas e ossos e cole por cima do pão, usando o ovo como cola. Deixe descansar novamente até dobrar de tamanho.

Banhe com o resto do ovo e coloque no forno a 200o durante 30 minutos ou até que estejam bem cozidos e levemente dourados. Misture 1 colher de fécula de milho em pouca água e coloque no fogo até que tenha a consistência de um creme espesso. Tire do fogo e banhe os pães frios e polvilhe por cima o açúcar.



Autor: Lourdes Hernández, da Casa dos Cariris