Pão de batata

INGREDIENTES

500g de farinha
75g de açúcar
10g de leite em pó
100g de batata cozida
1 ovo
180ml da água do cozimento da batata
10g de sal
50g de margarina ou manteiga sem sal
8g de fermento biológico seco
140ml de água

MODO DE PREPARO

Confira a receita do pão de batata passo a passo

​Comece fazendo uma esponja, que ajuda o crescimento do pão. Junte o fermento com a água e mexa por 5 minutos. Coloque 150g de farinha e misture até ficar homogêneo.Cubra com papel filme e deixe fermentando por 30 minutos Em um bowl, junte 350g de farinha, o açúcar, o leite em pó e a batata cozida e espremida. Junte o ovo, a esponja e a água que sobrou do cozimento da batata. Com a mão mexa a mistura comece a sovar até a farinha sumir. Coloque o sal e mexa bem. Por último, adicione a margarina e dê mais uma sovada no próprio recipiente.

Coloque a massa na bancada e sove por 20 minutos. Não coloque farinha na bancada e nem na mão, desse jeito a proporção dos ingredientes fica irregular. Para sovar, empurre na bancada como se estivesse rasgando a massa. Nunca bata na massa. Sove até que ela fique em ponto de véu. Faça uma bola com a massa e cubra com filme plástico. Cubra com filme plástico. Deixe descansando por 15 minutos.

Porcione a massa com a ajuda de uma espátula de metal. Faça pequenas bolinhas e enrole na mesa para manter o formato.

Dica: se for rechear, abra a massa com os dedos até obter um círculo, coloque o queijo cremoso no centro e junte as extremidades. Boleie no final para manter o formato.

Coloque as bolinhas em uma forma untada com óleo com um espaço de 2 centímetros entre elas. Cubra a assadeira com papel filme. Reserve por 1 hora ou 90 minutos (dependendo da temperatura do dia) até dobrar de tamanho.

Pincele as bolinhas com ovo batido no garfo. Leve para assar em forno a 180ºC por 25 a 30 minutos. Sirva.



Autor: chef Pedro Calvo, da Santo Pão Boulangerie, em São Paulo (SP)