Salmão no papelote com tomilho, manteiga ao limão e amêndoas

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 salmão de 2 quilos, limpo e sem espinhas ( remova a calda e a cabeça)
2 cebolinhas francesas picadas
1 maço pequeno (cerca de ½ xícara) de tomilho fresco
6 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de sal marinho
1/3 xícara (chá) de amêndoas fatiadas
Suco de meio limão

MODO DE PREPARO

Aqueça o forno à temperatura de 204º C. Abra uma folha dupla de papel alumínio, grande o suficiente para embrulhar o peixe, unte com óleo. Disponha o peixe sobre a folha. Coloque as cebolinhas e a metade do tomilho na cavidade do peixe. Espalhe duas colheres de chá de manteiga e polvilhe com sal a gosto. Embrulhe o peixe sem apertar, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 35 minutos. Coloque uma frigideira pequena em fogo médio. Quando a panela estiver quente, adicione as amêndoas e misture até dourarem. Remova as amêndoas da frigideira e reserve em uma tigela pequena, junte o restante da manteiga derretida e o suco de limão. Reserve.

Quando o peixe estiver assado, remova cuidadosamente a pele voltada para cima. Com uma faca, divida o peixe em três porções fazendo cortes longos paralelos e perpendiculares à espinha. Corte a ossatura da costela. Remova uma porção da carne do peixe deslizando a espátula e puxando a carne; faça o mesmo com as duas porções restantes, coloque as mesmas em três pratos aquecidos. Remova a espinha e as costelas. Corte mais três filés do restante do peixe e coloque-os em cada prato.

Passe a manteiga ao limão sobre cada filé e polvilhe com as amêndoas torradas. Pegue os raminhos do tomilho restantes e coloque sobre o peixe. Sirva Imediatamente.



Autor: Nigella Lawson, colunista do NYT