Bolo de chocolate com cobertura

INGREDIENTES

Massa

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
? xícara (chá) de chocolate em pó
1 ½ tablete de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de baunilha
¾ xícara de creme de leite, em temperatura ambiente

Cobertura

186 g de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos
90 g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de xarope de milho light (corn syrup)
½ xícara (chá) de creme de leite
1 colher (chá) de baunilha
2 ½ xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado


MODO DE PREPARO

Para a massa

Aqueça o forno à temperatura de 180ºC. Unte as laterais de duas formas de bolo de 20 centímetros e forre o fundo com papel vegetal. Coloque a lâmina cortante no processador e junte, na tigela, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o chocolate em pó, a manteiga, os ovos, a baunilha e o creme de leite. Deixe processar até formar uma mistura macia e espessa.

Com o auxílio de uma espátula de borracha, divida a mistura em duas formas, nivelando a parte de cima. Leve ao forno por cerca de 25 a 35 minutos. Faça o teste inserindo um palito no centro do bolo: se o mesmo sair limpo, o bolo está pronto.

Para a cobertura

Em uma tigela, junte o chocolate e a manteiga. Derreta em banho-maria. Retire do fogo e deixe esfriar por cinco minutos. A cobertura deve ter a textura espessa o suficiente para ser espalhada. Se necessário, adicione uma ou duas colheres de chá de água fervente para deixá-la mais rala, ou um pouco mais de açúcar de confeiteiro peneirado para engrossá-la.

Corte quatro tiras de papel manteiga ou vegetal, coloque-as lado a lado em uma travessa de bolo recobrindo a superfície. Coloque sobre a travessa uma camada de bolo, com a parte abaulada para baixo.

Coloque aproximadamente um terço da cobertura no centro do bolo e use uma faca ou espátula para espalhá-la por igual. Coloque o outro bolo por cima, com a parte abaulada para baixo. Espalhe o outro terço de cobertura sobre o bolo, fazendo um acabamento uniforme ou formando espirais. Espalhe o restante da cobertura nas laterais e aguarde alguns minutos para que a mesma fique firme. Com cuidado, remova as tiras de papel. Cubra o bolo com a tampa de vidro ou coloque-o em um recipiente hermético, deixando o mesmo em local fresco até a hora de servir.



Autor: Nigella Lawson