Torta de limão de padaria

INGREDIENTES

Massa

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada
125 g de açúcar de confeiteiro (glaçúcar)
1 ovo
Pitada de sal
Gotinhas de essência de baunilha

Recheio de limão

1 lata de leite condensado
200 ml de creme de leite
Suco de 3 limões (ou a gosto)

Marshmallow

1 xícara (chá) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de água
20 g de glucose de milho
5 claras
2 e ½ colheres (sopa) de açúcar

Veja aqui o passo a passo detalhado da torta de limão

MODO DE PREPARO

Para a massa

Misture, em um recipiente, a farinha, o açúcar e a manteiga, que deve estar gelada (corte-a em cubinho s para facilitar). Forme uma farofa bem solta, apertando com a mão. Acrescente o ovo e incorpore, dando liga. Caso não seja suficiente para ligar a massa, acrescente um pouquinho de leite integral, mexendo com uma das mãos, com delicadeza, para unir a massa. Preaqueça o forno a 160ºC-180ºC. Leve a massa à geladeira e deixe resfriar. Abra-a, no formato da assadeira, disponha a massa na assadeira. Pressione, com a ponta dos dedos, para firmar e faça pequenos furos por toda a superfície, utilizando um garfo. Leve a massa enformada à geladeira por cerca de 15 minutos, apenas para resfriá-la. Asse em forno preaquecido a 180º graus até que doure.

Para o recheio de limão

Peneire o suco de limão e reserve. Misture o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão até que forme um creme. O suco deve ser acrescentado aos poucos. Verifique sempre o sabor.

Para o marshmallow

Misture o açúcar, a água e a glucose de milho. Leve ao fogo até atingir aproximadamente 180ºC (cerca de 6 minutos). Não mexa a mistura enquanto estiver no fogo. Reserve. Bata as claras em neve até pico firme, acrescente o açúcar e continue batendo. Em seguida, adicione, na batedeira da clara em neve, a calda da panela, que ainda estará quente. Bata por aproximadamente 15 minutos (até esfriar).

Para a montagem da torta

Coloque uma camada generosa de creme de limão, gelado, sobre a massa. Decore com o mashmallow, utilizando um saco de confeitar para formar pequenas "pitangas" de marshmallow sobre toda a superfície da torta. Para decorar, passe um maçarico, levemente, sobre o marshmallow.

Dica: para evitar que a massa fique úmida, pincele uma fina camada de chocolate derretido no fundo, antes de colocar o creme.



Autor: Marcela Lage