Torta de ricota

INGREDIENTES

Para a massa

150 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de açúcar
4 gemas
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360 g)
Casca de um limão ralada fina
1 pitada de sal

Para o recheio

350 g de ricota fresca
½ colher (chá) de essência de baunilha
50 ml de creme de leite fresco
3 gemas
½ xícara (chá) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de casca de laranja cristalizada picada

MODO DE PREPARO

Para a massa

No processador, coloque a manteiga o ovo e o açúcar e pulse somente para misturar. Adicione a farinha, a casca de limão, o sal e 3 colheres (sopa) de água gelada e bata rapidamente. Retire a massa e embrulhe em filme plástico e leve para gelar por 1 hora.

Para o recheio

Em uma tigela, coloque a ricota a baunilha, o creme de leite, as gemas, o açúcar e a laranja (reserve um pouco para decorar). Misture e reserve.

Preaqueça o forno a 190ºC (quente). Abra a massa em uma espessura fina sobre uma superfície polvilhada e faça um círculo de 20 cm de diâmetro. Forre uma fôrma canelada refratária e fure a massa com garfo. Leve para gelar por 30 minutos. Cubra a massa com papel-alumínio e encha com grãos de feijão cru. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e retire o papel com os grãos. Espalhe o recheio na massa pré-assada e com a massa restante faça tiras de 1 cm de largura. Coloque sobre o recheio, formando uma grade. Espalhe a laranja reservada e leve para assar por 25 minutos o até o recheio ficar firme e a massa dourada. Retire do forno, deixe esfriar e sirva.



Autor: Fabiana Badra